Portal AoSindico.com

Informar Atender Inovar
Portal para Síndicos especializado em ajudar

fotografia: Patrick Tomasso | instagram:impatrickt 11 3311-0913 como podemos ajudar?
Matéria patrocinada por Condomínio 100%

Assembleia condominial não presencial e não virtual é tendência

Charles Le Talludec
11.02.2017  |  21h31atualizado em 14.02.2017  |  17h59

Sistema evita conflitos, promove entendimento entre vizinhos e garante maior participação dos moradores

O CONDOMÍNIO 100%, consultoria especializada em atendimento jurídico para condomínios, organiza o primeiro nesses moldes, já realizado em São Paulo, garantindo comodidade aos participantes, tempo para análise dos assuntos tratados e êxito no encaminhamento das questões.

Uma assembleia de condomínio residencial, sem a presença física dos moradores, mas não eletrônica, e utilizando cédulas impressas. Isso é possível? Sim, e com êxito.

A equipe do Condomínio 100% realizou a primeira Assembleia Condominial não presencial e não eletrônica, na cidade de São Paulo, registrada em Cartório de Títulos de Documentos, e inovando nas soluções para melhorar a relação síndico-condôminos e a administração de comunidades residenciais. A partir dessa ação bem-sucedida, a medida vem sendo adotada em diversos condomínios na cidade.

A assembleia não presencial é efetuada com uma lista de participantes e não de presença, como a convencional. Isso porque os moradores “participantes” podem efetuar seu voto nas questões pertinentes a serem discutidas e aprovadas (sobre as quais recebem, previamente, informações e documentação para que analisem e expressem seu voto) de onde estiverem.

Nesse tipo de assembleia são utilizadas cédulas de papel, como na convencional. É estipulado um período (dias) dentro do qual os condôminos devem expressar seu voto e após o término, o zelador recolhe as cédulas com a devida assinatura de cada um da lista de participantes, para que seja feita a apuração e encaminhamento dos resultados pela administração/síndico.

O resultado não poderia ser melhor:

A participação dos moradores aumenta, substancialmente, uma vez que as pessoas podem efetuar a votação de dentro de suas residências ou de outros locais em que estejam.

Os moradores dispõem de vários dias para expressar o seu voto, uma vez que a assembleia ocorre dentro de um período previamente estipulado e não em uma só ocasião e horário, como ocorre com as convencionais. Além disso, estando de posse da documentação e da pauta a ser votada, têm tempo para analisar as questões.

Evitam-se discussões e atritos desnecessários acerca dos assuntos tratados. Conseguindo-se, assim, um melhor resultado.
“A assembleia não presencial é perfeitamente legal, prática e produz bons resultados. É uma inovação. Uma saída excelente para vários condomínios, sobretudo, nos quais há dificuldades para reunir os condôminos em fóruns comuns de discussão”, comenta Charles Le Talludec, advogado da equipe do Condomínio 100%.

EM RESUMO: VANTAGENS DA ASSEMBLEIA CONDOMINIAL NÃO PRESENCIAL

– Não há conflito entre os moradores.

– Há m ais tempo para que os condôminos “estudem” o que está em discussão no condomínio (atividades, gastos adicionais, rateios, sugestões de obras, contratações, mudanças internas, e afins).

– O condômino recebe uma cédula impressa pela qual dá seu voto e participa indicando se apoia ou não: sugestões, contas, novas compras, mudança na cor de paredes/ambientes, normais (horários), etc.

– Ele pode se manifestar tanto de sua própria casa, como do trabalho, ou onde estiver.

– Recebe um prazo dentro do qual necessita devolver a cédula (ou cédulas) impressas, assinadas, para o zelador, que posteriormente entregará o material ao jurídico que o registrará em cartório, estabelecendo a realização da assembleia.

– O sistema é o que mais consegue obter participação dos moradores.

Essa é uma das soluções para condomínios que o Condomínio 100% coloca à disposição de síndicos e administradores condominiais, além de condôminos.

Sobre o Condomínio 100%

Escritório que reúne grupo de advogados e demais profissionais nas áreas de administração, engenharia, economia e comunicação, cujo trabalho é especializado no desenvolvimento de soluções para condomínios residenciais situados na região da Grande São Paulo. Os profissionais envolvidos acumulam grande experiência nas funções em que atuam.

www.folhadocondominio.com.br

www.facebook.com/condominiocemporcento

www.condominio100porcento.com.br

Os comentários estão desativados.