A importância do síndico no condomínio

30

nov | 2021

A importância do síndico no condomínio

Os condomínios surgiram entre 1914 e 1918, no Brasil a existência do síndico começou a ser exigida por lei em 1964, antes disso não era obrigatório e as pessoas que se candidatavam ao cargo tinham tempo livre como aposentados ou pessoas que se candidatavam por falta de opção, já que síndicos não eram considerados profissionais na época.

De acordo com a lei federal síndicos são fundamentais para o funcionamento de um condomínio, existem dois tipos: síndico natural (residente e não profissional que assume a responsabilidade de gestão do condomínio) e o síndico profissional (exerce a atividade como profissão).

No dia 30 de novembro é comemorado o dia do síndico, como podemos ver o síndico é uma base muito importante para o condomínio, sem ele não tem como administrar o condomínio, organizar e fazer uma boa gestão, são muitas as responsabilidades de um síndico que vão desde contratar funcionários a realização de assembleias.

O data foi criada oficialmente em 1984 pelo governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, para homenagear o profissional responsável por representar e cuidar de condomínios e moradores, para celebrar esse dia é fundamental ressaltar a importância do síndico nos dias de hoje.

A função de um síndico requer muitas responsabilidades, todas as obrigações legais do condomínio, manutenção das áreas comuns, equipamentos, funções determinadas pela convenção do condomínio entre muitas outras, deve garantir que todo morador e funcionários cumpram com seus deveres, práticas de boa convivência e que seus direitos sejam respeitados.

Para ocupar o cargo de síndico deve ser maior de 18 anos e algumas características fundamentais como: trabalhar em equipe, ser paciente, senso de justiça, organização e honestidade, responsabilidade e boa comunicação. Além de suas responsabilidades e obrigações o síndico também tem muitos desafios. Abaixo estarão alguns deles:

- Resolver conflitos

-Ter um bom conhecimento para gerenciar

-Contratação de colaboradores

-Se adaptar a novas tecnologias

Os síndicos também possui direitos e não somente deveres, deve ser respeitado e valorizado como qualquer outro profissional pelos moradores do condomínio, pois visa o bem-estar dos condôminos, um síndico não é obrigado a tomar decisões sozinho pode sim recorrer a opinião dos moradores e administradora de sua confiança e em alguns casos os moradores devem compreender que um síndico não tem como estar todos os dias à disposição do condomínio, visto que muitos exercem outra atividade para garantia de renda.

Por ser uma profissão desafiadora merece ter um dia para ser celebrada e dedicada a ela. É uma profissão que exige muita dedicação, esforço e disposição, sabendo que a vida em condomínio não é fácil, nesse dia parabenizamos todos os síndicos e síndicas por cuidarem dos condomínios.

Yanca de Lima Marsura

Yanca de Lima Marsura

Digitadora e Escritora. Com cursos extracurriculares em Admistração Estratégica, Gestão Financeira entre outros. Conhecimentos básicos em inglês e espanhol. Conhecimentos na área de tecnologia como Informática básica, Excel e lgpd e privacidade.