Como falar de dinheiro sem brigas ou constrangimentos

15

mar | 2021

Como falar de dinheiro sem brigas ou constrangimentos

Pisar em ovos quando o assunto é vida financeira não é exclusividade de quem está começando a vida a dois. já atendi casais de longa data completamente perdidos na divisão das contas.

Às vezes, não há uma comunicação aberta quando o assunto é dinheiro e um começa a fazer suposições sobre o outro, pensa que o parceiro pode arcar com uma conta e joga sobre a outra pessoa uma responsabilidade que não tem como manter no momento. Por isso, essa dica vale para todos: conversem sobre poder ou não assumir parcelas de um carro novo, por exemplo.

Evite ser: “anotador de gastos”. – Todo começo de mês, é preciso ver o quanto vai para as contas e as necessidades de cada um.

Quando os dois estão com o dinheiro no mesmo lugar, é importante manter uma comunicação aberta e não omitir gastos. Já vi casos em que casais com contas conjuntas eram pegos de surpresa com a conta zerada antes do final do mês. Por isso o planejamento é importante.

A conta conjunta também é opção para os casais em que apenas uma das partes é responsável pela entrada de dinheiro na casa. Nesses casos, vale lembrar que não necessariamente a pessoa que tem o salário é a que vai ficar responsável por realizar os pagamentos e pela administração das finanças.

E aí na sua casa como isso é administrado?

Andreza Stanoski

Andreza Stanoski

Educadora Financeira, Palestrante e Escritora.