O Que são Juros?

19

mar | 2021

O Que são Juros?

Toda vez que vamos pegar dinheiro emprestado esse nome aparece e afinal por que temos que pagar os juros?

Juros são cobranças adicionais ao valor do principal de uma dívida leva-se em conta:

Ø  o valor do dinheiro

Ø  o tempo

Ø  e o perfil de risco de cada cliente.

Dentre os vários tipos que existem, quero mostrar qual deles você precisa se livrar.

Os juros abusivos:

 Quando falamos juros rotativo do cartão de crédito,

Essa é uma das principais armadilhas que o brasileiro cai quando o assunto são juros, com certeza, o rotativo do cartão é a pior delas.

Essa forma de cobrança permite que o usuário do cartão de crédito possa parcelar ou pagar o mínimo da sua fatura (valor pago ao mês pela utilização do cartão).

Não caia nessa armadilha, pague o máximo que conseguir da fatura (valor sempre maior que o mínimo) e assim que possível diminua o limite do seu cartão de crédito para 30% do valor da sua renda líquida.

Se você parar para fazer esse cálculo do parcelamento esse tipo de juros acabará extrapolando o valor inicial da fatura.

Ainda temos o cheque especial que o brasileiro utiliza como uma extensão do seu salário como se aquele dinheiro fosse dele, outra arapuca que o banco arma com juros que você vai entrar no ciclo do endividamento pois como expliquei no início do artigo o tempo que você utiliza ou deixa de pagar fazem com que a dependência desse tipo de “empréstimo” torna-se um péssimo hábito.

Quando temos um investimento, os juros fazem nosso dinheiro trabalhar para a gente enquanto dormimos:

Os Juros compostos

Conhecidos também como “juros sobre juros”, em uma aplicação conservadora (sem riscos) ele sempre vai atualizar seu dinheiro para que você possa resgatar em um prazo (médio e longo prazo) sem que seu dinheiro perca o valor.

Perceba que você pode decidir o que você quer para seu futuro: fazer o dinheiro trabalhar para você ou você trabalhar para àqueles que cobram juros abusivos.

Aqui eu tenho algumas sugestões para você sair do endividamento e dos juros abusivos:

Negocie juros mais baixos, você sempre encontrará juros menores que o cartão de crédito e cheque especial.

Não faça mais dívidas sem cancelar e quitar completamente o cheque especial e o cartão de crédito, afinal você já percebeu que você ainda não tem controle das suas emoções.

Enquanto você paga as parcelas de um empréstimo consignado ou um crédito pessoal pague somente no débito, dessa maneira você se reeducará e quando tiver controle emocional para lidar com o dinheiro você voltará a usar somente seu cartão de crédito com consciência.

 

Falo isso por experiencia própria onde fiquei exatamente cinco anos sem ter um cartão de crédito e hoje tenho os juros compostos trabalhando 24 horas para mim.

Se eu consegui você também consegue!

Tenha sempre menos contas e mais SONHOS!.

Andreza Stanoski

Andreza Stanoski

Educadora Financeira, Palestrante e Escritora.